Fundamentos da Administração

Tudo sobre as Teorias X e Y de Douglas McGregor


Postado por Gustavo Periard em 2/08/2011



Hoje falaremos de um tema altamente ensinado nos cursos de Administração do Brasil inteiro, e que provoca algumas dúvidas e discussões por parte dos estudiosos: as Teorias X e Y. Dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores. Auxiliando as demais teorias sobre liderança de pessoas em uma empresa.

Basicamente, estas teorias tratam de dois perfis de personalidade e comportamento de funcionários. Aspectos que muitas vezes os próprios indivíduos não percebem que possuem. Em uma das teorias, o funcionário é relaxado, preguiçoso e gosta pouco de trabalhar. Já na outra, o funcionário gosta das responsabilidades e a busca dentro da empresa. Adiante comentaremos, detalhadamente, cada uma delas. Fique ligado!




Teoria X

“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

Nesta teoria, chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, parte-se do pressuposto de que os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação etc.; artifícios utilizados pelos gestores para tentar gerar um empenho maior do colaborador.

McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

Os princípios básicos da Teoria X são:

Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;

Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;

O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.

Teoria Y

“O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.



Nesta teoria a coisa muda de figura. Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.

Os princípios básicos da Teoria Y são:

O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;

O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;

O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.

Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;

Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;

O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.

Desta forma, podemos perceber que na Teoria X o indivíduo é motivado pelo menor esforço, demandando um acompanhamento por parte do líder. Já na Teoria Y, as pessoas são motivadas pelo máximo esforço, demandando uma participação maior nas decisões e negociações inerentes ao seu trabalho.

Assim, finalizamos nosso post sobre as Teorias X e Y de Douglas McGregor. E aí, em qual destas duas teorias você se enquadra? E as pessoas que trabalham com você? Conte-nos sua experiência, comente, participe!



RESUMO:                                                           



A Teoria X e a Teoria Y são doi conceitos desenvolvidos por Douglas McGregor e que representam dois conjuntos de suposições antagónicas que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria de como liderar pessoas dentro de uma organização:

- Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coacção, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássica e levam as organizações a colocar a ênfase na satisfação dos factores higiénicos definidos por Frederick Herzberg.

- Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições correctas desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa.



Queridos alunos leiam tb esse artigo TEORIA X E TEORIA Y nos dias atuais.


Comente agora o que achou sobre o que leu?

Você acha que ainda existem organizações que praticam a Teoria X?

E você como aluno tem se comportado mais dentro da Teoria X ou Teoria Y. Justifique a sua escolha.

29 comentários:

  1. William DE Jesus Silva 1ª Adm

    1) eu achei interesante pois fala tudo sobre as teorias X e Y explica tudo sobre elas pra nao deixa duvidas

    2) ainda existe em varias empresas porque tem funcionarios que nao gosta de trabalha ai eles da um jeito de motivar a pessoa

    3) eu dentro da teoria x porque to com preguissa de estuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero que vc mude de atitude pois vejo muito talento em vc. Posso contar contigo para estudar mais?

      Excluir
  2. 1° O que eu achei Do Texto?
    Eu gostei Do Texto de Teoria x e y.Achei ele muito interessante.
    O que eu achei da Teoria X .?
    Hj Muitas Pessoas em seus Respequitivos empregos vivem a Teoria X De serem Controladas por puniçoes,Elogios e Dinheiro.

    O que eu achei da Teoria Y?

    O que eu Achei da Teoria Y que os trabalhadores que praticam a Teoria y São organizados e competentes e acham o trabalho uma coisa natural e eles alcanssão o seu Obejetivo com mais Rapidez que os que praticam a Teoria X.

    2° Pratica da Teoria x?
    Com Certeza (:

    3°Onde eu min encaixo na Teoria x ou y?
    Na Teoria X Porque Eu tou mais Preocupado com a minhas notas e nem tanto elogios Elogios .

    Por:Jurandi Junior.=D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é e eu desejo que vc comece a se preocupar com o seu futuro, com o orgulho que pode dar para seus pais. Posso contar contigo para estudar mais?

      Excluir
  3. Jeronimo De Jesus Oliveira
    1°)Achei Enteresante Pois Visa Os Dois Lados Da Moeda Tanto o Lado De Quem Nem Eh Tao Aplicado Assim!

    2°) Sim. Pois Nem Todos São Aplicados No Que Fazem, Mas Todos Querem Susseco Na Vida á Unica Diferencia é Que Uns Trabalhao Para Que Isso Aconteca é Outros Esperao Que Isso Caia Em Seu Bracos Do Nada!

    3°) Sendo Sincero Eu Ultmamente Tenho Min Encaixado Na Teoria X Pois Nao Estava Trabalhado Para Alcansar Meus Objetivos Estava e Nao Estava Visando Meu Futuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas agora pode mudar de atitude e ser reponsavel pelo seu futuro! Não espere mais posso contar contigo?

      Excluir
  4. Respostas _ Maryvânsley Nunes de Sá Reis _ 1 ADM

    1- Achei muito interessante. Pois pude perceber a diferença entre a "Teoria X e a Teoria Y" que Mc Gregor criou.
    De acordo com Mc,a Teoria X se adequa aos funcionário que precisam, por exemplo, serem pressionados pelo chefe. Eles tem tipo preguiça de trabalhar, pensar... tem uma grande desmotivação e tals. Já a Teoria Y, se adequa aos funcionários que gostam de assumir responsabilidades, com garra, competência e comprometimento.

    2. Acho que sim. Porque definitivamente ainda existem pessoas que necessitam de um "empurrãozinho" para se desenvolverem.

    3. Eu tenho me comportado dentro da Teoria Y. Porque eu me acho uma pessoa muito esforçada, criativa, responsável; que não precisa que outras pessoas apontem o que fazer, quando fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mary você é um ótimo exemplo de aluna que continue aplicada pois o sucesso ja esta na sua história!

      Excluir
  5. As duas teorias são interesantes, cada uma delas mostra como os individus se comportão no trabalho.

    Na teoria X elas trabalha sobre pressão com uma voz de comando resumindo na base do medo,da preguisa não querendo ter responsabilidades.Eles ve o trabalho de uma forma desagradavel.focalizão na obrigação não na produtividade.

    Na teoria Y e bem diferente os individus não são desanimados eles são criativos, tem a responsabilidade do desenvolvimento da produtividade, tratam o trabalho como uma form ade lazer tem a conpetencia de dar o seu melhor.

    Sim eu acho que em muitos lugares tem exemplos das duas teorias.

    No começo eu estava me comportando na teoria X mas agora estou focalizando na teoria Y melhorando meu desenvolvimento.

    Carla Pereira Santos 1 ADM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nem é tão díficil fazer parte da teoria Y né Carla é uma questão de esforço. Continue progredindo viu confio em vc!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Maurício Andrade
    1º Eu achei o texto muito interessante essas teorias x e y por que tem varias empresas que trabalham com a teoria x e outras com a teoria y o texto fala sobre as duas teorias da administração. que apresentam dois conjuntos de suposições antagônicas

    2º Sim, como ramarim pelo menos minha tia disse que é um horror que tinham que chamar ecravarim ninguém leva credito pelo seu bom trabalho e quem manda nele é pessoa de fora

    3º estou entre os dois porque quando uma pessoa faz trabalho com migo e erra eu fico pé da vida e não dou apoio na maioria das vesses mais percebi que também erro e agora dou o merecido obrigado e muito bem.em tão estava entre os dois agora só no y!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom é aprender com os erros pois só assim crescemos. Quero que cada dia vc se esforce mais Mauricio ok?

      Excluir
  8. Questões

    1º O texto na minha opinião esta falando sobre algo que podemos ainda ver no dia a dia de hoje, porque muitas pessoas ainda estão querendo ser como manda a teoria X que fala sobre aquela pessoa que é preguiçosa e prefere receber ordens para fazer seu melhor ao invez de tentar fazer o melhor dentro da empresa.

    2º Sim, eu acho que ainda tem erganizações que ainda estão dentro dos padrões de uma empresa na teoria X, porque muitas pessoas ainda não querem ser auto-instruida ainda estão preferindo receber ordens para fazer seu trabalho ao invez de fazer seu trabalho para crescer dentro da empresa ou dentro de sua organização.

    3º Eu como aluno me comporta dentro da teoria Y pois ela esta mais focada para uma pessoa que deseja crescer e vai atras desse crescimento, como aluno temos que mostrar que apesar de tudo queremos ser alguem na vida. Essa é minha opinião sobre as teorias X e Y.

    Maicon Matos Lopes 1º ADM do CEEP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida exige mais que só o comportamento de aluno por isso não pare de se desafiar Maicon!Estude, estude, estude...

      Excluir
  9. RODOLFO NETTO

    1-Eu achei muito intereçante, as duas teorias retratam dos tipos de comportamento diferentes dos funcionaris dentro das suas empresas,denominada teoria x e y.

    2-Sim em muitos casos ocorrem com pouca frequencia mais que ainda são endentificadas.

    3-Bom eu me encaxo mais dentro da teoria y pois eu não consigo render muito agindo sobre pressão fisica e piscologica.

    ResponderExcluir
  10. minhas respostas.

    1-eu achei muito interessante porque assim podemos saber se o colaborador esta se encaixando mas na teria x ou y.e se ele o empregado esta se esfosando e consequindo realizar as suas tarefas ou esta precissando de alque para esta lhe conbrando.

    2-sim.porque em jequie existe uma empresa que os empregados precissam ser presionados para consequir realizar a tarefa que o cabe.

    3-eu tailane santos gondim aluna do colegio ceep regis pacheco mim encaixo mas na teoria y porque procuro ser muito eficiente e eficas na tarefa que mim cabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vc Tailane continue assim pois o sucesso é uma construção que exige esforço.

      Excluir
  11. Iana
    1-eu achei muito interessante..pois mc gregor comenta..sobre duas teorias chamadas de teoria x e y..a x fala q os funcionarios deven fazer seus afazeressobre pressão ja outra e o oposto..sobre liberdade de expressão ..as duas foram criadas pra ter produtividade..
    2-sim....ainda existem empresas q usam a teoria x ..perssionam muito os seus funcionarios...com 0 proposito de motiva los.
    3-a y e maiis utilizada..mas porem tem vezes q ficamos sobre pressão..nem sempre mas a vezes ocorre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iana vc pode estudar e se esforçar um pouco mais, posso contar contigo?

      Excluir
  12. 1º O texto fala das duas diferentes teorias usadas na gestão empresarial atual,uma utiliza o conceito de que o indivíduo evita o trabalho, e a outra, de que ele o faz naturalmente A mais usada hoje em dia é a teoria Y, em que os funcionários se sentem motivados a trabalhar.

    2º Sim, ainda existem empresas que utilizam da rigidez e regras excessivas para conseguir um bom desempenho dos funcionários, e as vezes acabam conseguindo exatamente o oposto.

    3º Eu estou sempre variando entre uma teoria e outra. As vezes eu me sinto feliz e satisfeita ao estudar, e outras , pelo contrario, faço por pura obrigação.1º O texto fala das duas diferentes teorias usadas na gestão empresarial atual,uma utiliza o conceito de que o indivíduo evita o trabalho, e a outra, de que ele o faz naturalmente A mais usada hoje em dia é a teoria Y, em que os funcionários se sentem motivados a trabalhar.

    2º Sim, ainda existem empresas que utilizam da rigidez e regras excessivas para conseguir um bom desempenho dos funcionários, e as vezes acabam conseguindo exatamente o oposto.

    3º Eu estou sempre variando entre uma teoria e outra. As vezes eu me sinto feliz e satisfeita ao estudar, e outras , pelo contrario, faço por pura obrigação.

    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È preciso voltar a ter prazer de estudar para um futuro melhor Claudia pois a nossa diferença fazemos desde já.

      Excluir
  13. RODOLFO NETO
    1-Eu aachei que o texto retratava sobre duas teorias x e y na teoria x e um tipo de empresa onde todos os funcionaris recebem orden superiores e não tem liberdade para criar e fazer o que pensa.
    ja na teoria y os funcionaris não são vigiados e tem carta branca para pode criar e rende muito mais durante o seu horario de trabalho pois n tem pressão pisicologica e nem fisica.
    2-Sim,ainda existe em muitos lugaresesse tipo de empresamais n tão frequente como a da teoria y pois aos poucos a teoria x esta ssendo acabada pois o metado de produção do trabalho não esta rendendo tanto como na teoria y.

    3-Eu prefiro trabalhaar de acordo com a teoria y pois eu não consigo trabalhar sobre pressão,então eu não me vejo trabalhando na teoria x "sobre pressão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para não receber pressão temos que antecipar nossas respostas Rodolfo. Que tal avaliar o que precisa ser mudado? Posso contar com vc para estudar mais?

      Excluir
  14. Daiana Oliveira 1° Adm
    1)O texto me pareceu claro e objetivo. consegui entender as duas teorias(x e y). a teoria x nos mostra o funcionário preguiçoso e que tem aversão ao trabalho, e que é acompanhado e cobrado pelo seu chefe para que ele realize suas atividades. e a teoria y se trata do funcionário competente e exemplar que tem o trabalho como um lazer e que não precisa ser cobrado pelo seu supervisor para realiza-lo..

    2)acredito que a teoria x funciona e por isso ainda seja usada. pois hoje com tanta dificuldade que se tem em encontrar funcionários habilitados fica mais fáscio e menos custoso que os chefes supervisores, regulem, aconselhem ou ate mesmo punam seus funcionários ao invés de demiti-los. pondo em pratica assim a teoria x.

    3)Fico entre as duas. Na teoria y porque as vezes antecipo minhas atividades e não preciso ser cobrada para faze-las e ate sinto satisfação em realiza-las. e na teoria x porque na maioria da vezes eu preciso ser cobrada para fazer as atividades e faço de ultima hora somente por obrigação chegando até a não fazer.

    Adorei a atividade espero tirar uma boa nota e fazer desse modo mais vezes..!!

    ResponderExcluir
  15. Iane Pereira
    1ano Adm ,Colegio;Ceep Regis Pacheco

    Resposta da questão 1: Bom,eu achei muito interessante,pelo o que li,nas empresas existem dois tipos de funcionários, os que exercem seu trabalho de forma natural e criativa,e que encaram ate mesmo como lazer,essa e a teoria Y,e existe outro tipo de funcinário o que não gostam de seu trabalho e acham desagradavel, fazem por que e o jeito.Essa e a teoria X.

    Resposta da questão 2:Creio que sim, ainda existem empresas que tem funcionarios assim,como a teoria X,que não gostam do seu cargo na empresa, que fazem por que não tem outras alternativas, e densenpenham o seu trabalho na empresa sem nenhuma vontade.Na minha opnião a empresa Ramarin e uma dessas.

    Resposta da questão 3:Bom, eu acho que na vida tem situções da teoria Y e da teoria X.Tem atividades no colégio,que estou disposta a fazer,com vontade e criatividade para desempenhar, mas confesso, que existem dias que não me dedico nas aulas e não estou com muita vontade de fazer algo,mas tento me esforçar, por que quero ser uma profisssional sucedida!!E ter um trabalho que gosto e que execultarei de forma natural e espôntaneamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iane espero que vc se estimule mais e busque mais o conhecimento pois só tem a ganhar com essa atitude. Posso contar com vc?

      Excluir